Diante do rosto alheio, alheio posso ficar?





Olimpíadas de Filosofia 2015
“O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências?"


Oficina 5:

Diante do rosto alheio, alheio posso ficar?

Elaborada e coordenada por: Andrew Moura


PLANO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Diante do rosto alheio, alheio posso ficar?
Disciplina: Filosofia
Nível de Ensino: Médio
Problema filosófico: Quem é o Outro e qual meu papel em relação a ele? 
Tema da unidade: O conceito de Outro em Emmanuel Levinas; A relação entre eu e o Outro; Questionamentos sobre Responsabilidade e Alteridade.
Período de execução do plano: 3h: 40 min. sendo 1h: 30min. para oficina, debate e dinâmica, com o restante do horário para apresentação das produções teatrais e encerramento.

Objetivo :
Debater e refletir sobre :
  • O conceito de Outro;
  • A responsabilidade entre eu e o Outro;
  • O meu papel na relação Eu e Outro.

Início das olimpíadas de filosofia 2015:

08:00 – Primeiramente, os alunos, juntamente com os professores responsáveis, serão acolhidos por um grupo de organizadores da Olimpíada de Filosofia 2015 – Etapa UCS. Os participantes das oficinas receberão seus respectivos crachás e instruções para as atividades que aconteceriam em seguir. As oficinas estarão preparadas e organizadas anteriormente, assim como a divisão dos grupos de alunos para cada sala. Os temas de cada oficina tem em comum o lema da OLIFRS 2015, “O cuidado com o outro: que diferença isso faz para nossas existências?". Cada coordenador de oficina buscou diferentes contextualizações filosóficas e criou um tema especifico a ser trabalhado.

08:15 – Os alunos chegam às salas e as oficinas estão prontas para começarem. Na oficina que este plano de atividade contempla – que possui o tema: “Diante do rosto alheio, alheio posso ficar?” – os participantes serão convidados a sentarem nas cadeiras previamente organizadas em formato de “U”. O intuito dessa organização é de criar uma liberdade para os debates e para que possam participar da dinâmica que acontecerá na parte final da oficina. Os rostos de outros (na maioria, rostos desconhecidos) se apresentavam em todos os lados. O Rosto, assim como o Outro, são conceitos levinasianos que serão trabalhados com muita ênfase durante a oficina.
Assim que os alunos estão acomodados, há uma apresentação da oficina, da Olimpíada de Filosofia 2015 e, também, do coordenador das atividades. Um rápido resumo da metodologia das atividades será dado aos participantes.
Um vídeo, com o intuito de sensibilizar, contextualizar e iniciar as atividades é mostrado. https://www.youtube.com/watch?v=Hfurp3SvuPY - Comercial campanha Ser Diferente é Normal. O comercial demonstra uma adolescente com Síndrome de Downs fazendo atividades típicas de alguém da sua idade, mas a narradora (a própria adolescente) diz ser diferente do restante das meninas da sua idade. Afirma que é diferente pois toca bateria. Ao termino do vídeo, se segue um debate sobre a diferença do outro, conceito necessário para a compreensão de ética e alteridade.

8:25 – Um debate livre segue, sempre com novos questionamentos por parte do coordenador. Meu papel é proporcionar uma reflexão sobre alteridade e decidi buscar um debate da maneira mais livre possível, mas na eventual fuga do tema, uma intervenção se faz necessária. Os conceitos que serão trabalhados – O Rosto, O outro, responsabilidade, alteridade e etc. – provavelmente aparecerão de maneira espontânea na reflexão dos participantes. A contextualização levinasiana deve ser feita naturalmente, explicando cada conceito quando aparecem ou os inserindo no debate com uma explicação prévia. Um novo vídeo é passado durante esse momento para conceituar a ideia principal de Rosto. https://www.youtube.com/watch?v=0Ib1sknYmsQ – Mães gravam vídeos dizendo que tipos de mães são (se focam no seu lado ruim, em geral). Então seus filhos e filhas são convidados para gravar vídeos fazendo o mesmo, explicando como enxergam suas mães. As crianças falam muito bem das mães e o conceito de Rosto (a maneira que as crianças veem a mãe) é exemplificado.

8:45 – Apresentação de Slides. O conceito de Rosto e Outro devem ser demonstrados com imagens e se tornarão o foco do debate. Como percebemos o Rosto do Outro? É impossível viver sem O Outro? Existiria sentido nisso? Ética sem o outro, possível ou não? Essas são algumas das questões que devem ser debatidas e as reflexões seguem daí.

9:00 – Dinâmica fazendo uso de folhas em branco, canetas coloridas de diversas cores e um rosto modelo. Rosto esse que é dos próprios alunos. As cadeiras organizadas em “U” facilitam a atividade, os alunos levam suas mesas até o meio da sala e ficaram cara-a-cara com outrem (que será desconhecido até entrarem na oficina). As instruções da atividade são: desenhar o Rosto desse Outro que está a sua frente, usando das mais diferentes cores de canetas coloridas e se focando naquilo que caracterizava o Outro como único. É um momento de descontração, mas sem sair do tema e da reflexão. Os participantes (enquanto desenhavam) tem a oportunidade de conversar um-a-um com outros participantes.

9:25 – Com os desenhos finalizados, a proposta final dessa etapa para os participantes é que produzam (com a ajuda dos coordenadores) uma representação teatral. O objetivo é a produção de uma peça teatral usando os temas trabalhados dentro da atividade desenvolvida durante a manhã e apresentar em 6 minutos no auditório em frente ao restante dos participantes. Os desenhos dos Rostos serão usados como “máscaras” durante a apresentação do teatro. Aqui, todos os conceitos trabalhados, assim como a conclusão dos alunos, deverão ser expressados para os participantes, coordenadores e professores, com o intuito de levar o conteúdo da reflexão aos demais envolvidos.

9:35 - Ensaio geral para as apresentações teatrais.

9:45 - Intervalo 

10:15 - Reunião de todos os participantes e coordenadores da OLIFRS 2015 no auditório para a plenária geral.  Em seguida, a apresentação de suas produções teatrais e dos temas de suas oficinas.

11:00 - Ao termino das apresentações teatrais, abre-se um espaço para socialização entre os participantes. Momento para compartilhar experiencias e comentários.

11:20 - Entrega dos certificados de participação e lembranças  e encerramento das atividades.

Materiais que serão utilizados na oficina:

  • Computador
     
  • Projetor
     
  • Folhas A4
     
  • Canetas coloridas

Nenhum comentário:

Postar um comentário