Preciso do outro para viver bem?



PLANO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Preciso do outro para viver bem?
Disciplina: Filosofia
Nível de Ensino: Médio
Problema filosófico: O viver bem têm relação direta com a presença do outro?
Tema da unidade: Tetrafarmacon de Epicuro
Período de execução do plano: 3h: 40 min. sendo 1h: 30min. para oficina e debate, com o restante do horário para apresentação das produções teatrais e encerramento.


Objetivo geral:
Discutir a questão da finitude para a percepção do outro;


Objetivos específicos:
Proporcionar a reflexão sobre a alteridade;
Explanar a teoria de Epicuro, como um referencial teórico para debate;
Relacionar o problema da finitude com a percepção do outro;


Metodologia
configuração da sala:
A sala deve estar com as cadeiras dispostas em formato de “U” para os alunos;
O projetor deve estar ligado, com os arquivos (vídeo e slides) no computador;


Início das olimpíadas de filosofia:
08: 00 à Acolhida e confraternização com abertura e socialização da temática da olimpíada de filosofia 2015 – etapa UCS.
Escolhas, divisão e encaminhamento dos estudantes às respectivas salas reservadas para cada grupo temático, já previamente separado para condução e abertura de um ambiente dialógico e reflexivo, amparando-os a participarem ativamente após um breve acolhimento e devidas apresentações. Neste momento inicial será enfatizado o tema geral da olímpiada pelo qual estão reunidos do qual surgiram sete respectivas demarcações posteriores em um conjunto de potenciais problemas existentes dentro desta abrangente temática geral.


Início da oficina temática sobre
8:15 Deste ponto segue a explanação sobre o tema geral da Olimpíada de Filosofia 2015 - Etapa UCS; O ministrante pode trabalhar com a questão da alteridade (reconhecer o outro como outro e não eu); e da diferença entre solidariedade e caridade (A solidariedade como um agir no auxílio do outro engajado com o ato, já o caridoso é apenas um ato no qual ajudo o outro e isto me basta);
8:25 No momento de sensibilização os alunos são convidados a assistir um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Bhoif3IcRuo; neste vídeo temos a decisão de pais que deliberam que para a felicidade da filha é mais importante que ela não tenha ciência que seu peixinho (Lilinho) tenha morrido. Um dos argumentos é que esta dor atrapalharia a felicidade da filha. Partindo deste ponto a proposta do curta é sensibilizar sobre algumas questões que podem ser feitas para os alunos: será a morte um problema para poder ser feliz? No curta, a dor da perda é um problema para a felicidade da filha, será que isto tem sentido? O que é preciso para ser feliz? Existe um modelo, uma técnica que todos poderiam usar para atingir a felicidade?
Abre-se ai um pequeno debate partindo das questões e ideias dos alunos, a ideia é que os alunos movimentem o debate; porém não estendendo muito o debate para não comprometer o roteiro de trabalho;


8:50  Após o debate uma apresentação de slides sobre Epicuro para uma construção de referenciais teóricos. Os slides trabalham:
1-apresentação;
2-com a ideia de Epicuro referente a morte;
3-é trabalhado como uma ligação entre a questão da morte e o tetrafármacon (sendo neste ponto onde o ministrante explicita o que é o tetrafármaco como uma espécie de estilística que levaria o homem a ter uma boa vida, um bem viver para Epicuro passa por esta ideia);
4-a questão dos deuses;
5-a questão da dor;
6-a questão que o prazer é acessível para todos;
7-terminado o tetrafármaco (que deve ser explicitado neste slide), é apresentado a visão de Epicuro sobre o outro;
8-citação de Epicuro;
9-conclusão dos slides;
Pós apresentação cabe um novo pequeno debate dos alunos sobre a visão do filósofo sobre a felicidade e a importância dada por ele para viver uma vida buscando realizar prazeres que são necessários e naturais como a amizade;


9:25 Nesta etapa será proposto que os participantes elaborem e produzam uma representação teatral. De posse já de algum material disponível, da temática de fundo e de exemplos de atitudes práticas, os alunos junto do ministrante deverão, juntos, elaborar uma encenação curta pré esquematizada em que se aplique à problemática investigada nos momentos anteriores sobre o cuidado com o outro
Nesta peça, terão eles que encenar sobre o que fora visto e dialogado no grupo, dando ênfase a como o bem viver em sociedade contribui para a felicidade de todos. Para isto como pano de fundo será sugerido a ideia de que dois alunos representem um personagem que será encenado e caracterizado por uma máscara similar. Outro que represente a morte e aos demais a produção e a encenação de uma “memória” do personagem; Este personagem que estaria a espera morte chegando, estaria disposto em um lado do palco no chão aguardando a Morte chegar até ele (que esta disposta do outro lado do palco e lentamente caminha para o personagem). O outro mascarado deve, com os demais alunos, representar uma memória  que exemplificaria o bem viver discutido previamente pelos alunos. Neste espaço, todos deverão participar ativamente, dividindo-se tarefas de modo que cada um tenha sua atuação, seja operando entre os papéis, ou roteiros, ou narrações durante, ou na produção de uma frase sintetizadora final, além da construção de material extra, caso necessário.


9:35  10 min. de ensaios gerais para apresentação.


9:45  intervalo


10:00  reunião de todos os grupos no auditório para plenária geral e socialização das atividades realizadas nos pequenos grupos.


Cada grupo terá dez minutos para sua apresentação e de seu tema. Reservar 10 min. para eventuais contratempos nas trocas dos grupos e posicionamentos;


10:30  fechamento e abertura de um espaço ao compartilhamento de experiências para algum eventual comentário pessoal sobre o envolvimento das peças na temática central.


10: 45  entrega das lembranças de participação e encerramento das atividades.


Sugestões de slides
1 - Epicuro, o bem viver e o outro

2 - A morte para Epicuro não deve ser vista como um problema para o homem, pois quando ela existe não existimos mais!


3 - Esta ideia, junto de mais três, fazem parte do tetrafármaco!
As outras são:


4 - Não temer os deuses, pois estes não tem interesse nos problemas humanos, apenas nos problemas divinos;


5 - O mal ou a dor quando é fraco é suportável e quando é intensa dura pouco, pois leva a morte;


6 - A ataraxía (não ter dores na alma) e a aponía (não ter dores no corpo) estão ao alcance de todos;


7 - Para Epicuro a amizade é um bem, pois ela nos dá prazer. Para ele o homem não deve mais se vircular a outro por serem cidadãos de uma mesma pólis, pois a vida na cidade atrapalha a ataxaría.


8 - “De todas as coisas que a sabedoria busca, em vista de uma vida feliz, o maior bem é a conquista da amizade” Epicuro

9 - A partir desta visão do outro. Temos que o outro nos é fundamental para o nosso bem viver. Uma vez que a sua presença seja um bem em si, como pura amizade.

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