ÉTICA E NECESSIDADES

PLANO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM: ÉTICA E NECESSIDADES.
Matheus Pinto Zaro
Ricardo Endrizzi
Disciplina: Filosofia

Nível de Ensino: Médio

Série: A atividade foi planejada pensando-se em uma oficina para alunos atuantes no 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.

Problema filosófico: O que é necessário para ser feliz ? Tudo que o mundo oferece é necessário?

Tema da unidade: Ética; Mundo Contemporâneo; Instrumentos necessários para viver bem.

Período de execução do plano: 50 minutos de oficina.

Objetivo geral:

Analisar aspectos contemporâneos necessários para a felicidade.
Provocar uma reflexão crítica que auxilie os alunos a distinguir necessidades próprias das necessidades do mundo.
Descobrir necessidades fundamentais para que as pessoas sejam felizes.

Metodologia:

As apresentações serão realizadas através de oficinas de aprendizagem, as quais, visarão a criação de novas perspectivas de pensamento nos alunos. Para isso os orientadores das oficinas se nortearão por 4 princípios de aprendizagem: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. As oficinas trabalharão em busca de aspectos que o mundo contemporâneo nos lança diariamente. Para cada aspecto lançado em nossas vidas, faz-se necessário que o homem descubra o seu significado  e assim possa dar uma resposta boa ao que lhe foi lançado. Serão 4 oficinas, todas elas seguindo o tema principal, ética. Para que as oficinas não sejam maçantes e repetitivas, ocorrerá um rodízio de 50 minutos em cada oficina por grupo de alunos. Lembrando que cada oficina trabalhará com problemas éticos e exercícios distintos para que haja uma boa realização dos objetivos propostos.
Para a oficina proposta em questão, “O que é necessário para ser feliz? Tudo que a mídia propõe é necessário?”, será utilizado diversos meios de obtenção de conhecimento, como: audiovisuais, debates e trabalhos em grupo. Importante ressaltar que o método Maiêutico de Sócrates se fará presente para cada resposta recebida de aluno. Melhor explicando, os mediadores irão se posicionar neutros perante qualquer resposta e procurarão desconstruir a resposta do aluno em forma de perguntas.

Materiais a ser utilizados:
Computador ou nootebook com internet.
10 Objetos esdrúxulos de pequeno porte.
40 folhas de ofício.
10 canetas
.
Plano da oficina:

1° Etapa) Com ênfase em conhecimentos filosóficos, principalmente Aristotélicos, os mediadores dessa oficina passarão no primeiro momento um vídeo, “Vendedor de morcego morto” da Cia de humor Barbixas. O intuito do vídeo será localizar o tema proposto em um vídeo humorístico. O debate então será proposto por questões relacionadas com o vídeo e com o tema proposto. Abaixo de cada pergunta haverá outras perguntas que poderão ser utilizadas ou não conforme o diálogo.

Atores do vídeo: Andy, dono da casa e Elídio, vendedor.
A- Por que o Andy comprou os produtos oferecidos?
 Se o Elídio convenceu o Andy a comprar os produtos, então os produtos realmente eram necessários?
Como podemos saber que o morcego morto não é necessário?
B-Tudo que o mundo oferece é necessário?
O que pode ser necessário?
O que precisamos, precisamos por nós ou por que alguém disse que precisávamos?
Por que é necessário?

2° Etapa) Finalizando o debate, os alunos, que já estarão divididos em 6 grupos, receberão um objeto e terão que convencer a turma a comprá-lo. Cada grupo escreverá uma folha de ofício, argumentos que convençam os outros grupos, da importância do objeto recebido. Depois, um aluno de cada grupo, ficará responsável de fazer o “merchan” do objeto para toda a turma. Enquanto o aluno apresentar, continuaremos a provocar os grupos com questões sobre necessidades.
Objetos do exercício:
Filme fotográfico.
Disquete.
Boneco (Gato de Botas do filme Shrek).
Meia furada.
Vidro com cinzas de carvão.
Celular estragado.

3° Etapa)
Nos 5 minutos finais, os alunos serão convidados a fazer uma breve redação, a respeito do tema proposto da oficina. O que é necessário para ser feliz? De que maneira a oficina de hoje, pode auxiliá-lo a descobrir verdadeiras necessidades?

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