A ética e os quadrinhos: os heróis e seus valores morais

Plano de projeto da oficina: A ética e os quadrinhos
(elaboração: Rodrigo Souza da Silva e Viviana Furlan)

Disciplina: Filosofia

Nível de Ensino: Médio

Série: A atividade foi planejada pensando-se em sua aplicação para ambas as turmas de 1º, 2° e 3° anos em oficinas de sensibilização para um trabalho no âmbito da ética em execução para o PIBID.

Problema filosófico: O que justifica nossas tomadas de decisões frente a ações próprias ou de outros quando embargam consequências para outras pessoas? Fins podem justificar meios? Valores morais podem ser impostos por fatores externos a mim?

Tema da unidade: Ética: sensibilização frente a juízos éticos e tomadas de decisão.

Período de execução do plano: 50 min. cada oficina, totalizando 3h 20min. em seu circuito total.

Objetivos gerais:


  • ü  Sensibilizar a reflexão sobre tomadas de decisões de fundo ético diversos;
  • ü  Compreender a importância da relação entre a tomada de decisão pessoal com a reflexão interna sobre ela;
  • ü  Instigar ao questionamento e debate reflexivo frente ações ligadas à ética;
  • ü  construir referenciais éticos internos crítico reflexivos sobre o agir humano em diferentes situações;
  • ü  reconhecer o olhar crítico sobre seus próprios valores morais em confronto às situações criadas em debate

Conteúdos constituidores da aprendizagem:


  • ü  Escolhas, decisões e ações;
  • ü  Juízos morais e juízos éticos;
  • ü  Ética e tomada de decisões;
  • ü  Postura crítica-reflexiva.

Metodologia:
As oficinas serão conduzidas na perspectiva de se chegar, ao final do ciclo, a um nível de sensibilização filosófica inicial para orientar futuros encontros e abordagens de conteúdos e seus valores éticos.
Para isso foi decidido pelo grupo inicialmente trabalhar num programa de circuito rotativo que provoque diferentes momentos de sensibilização, problematização e tomadas de decisões que instiguem aos alunos interagir em reflexão aos posicionamentos e situações apresentadas.
Serão quatro momentos distintos de provocações lúdicas diferenciadas para aguçar a reflexão e a postura crítica filosófica em debates entre os alunos.
Cada oficina pretende envolver os estudantes em torno da temática ética e estimulá-los a emitirem seus juízos de valor próprio sobre os fatos narrados para futura construção de bases sólidas de apoio.
Esse primeiro contato servirá para conhecer, trocar experiências mais livremente para tocar, desinibir e prender a atenção dos alunos às futuras propostas de campo ético e suas problemáticas. Uma vez conseguido esse primeiro nível de envolvimento com a temática proposta, buscaremos trabalhar em próximos encontros a associação valores éticos a um nível mais elaborado de reflexão e crítica construtiva, no qual questões norteadoras (marcadas por conceitos centrais) exigirão que os juízos morais inicialmente manifestados sejam confrontados e reproduzidos em assimilação criativa, com postura filosófica seguida da análise interna sobre o agir humano em si e em coletividade. Futuros temas serão constituídos conforme progresso e necessidade do colégio, professora e alunos.
Para este primeiro momento, nesta oficina em questão organizada por nós dentre as quatro, utilizaremos da figura de heróis e dos quadrinhos para sensibilizar tomada de decisão e projeção de valores morais, além de enfatizar a problematização sobre até que ponto os fins podem justificar os meios.


Circuito com foco na sensibilização e na problematização

Circuito específico: A Ética nos quadrinhos, os heróis e seus valores morais:

A justiça deve ser feita com nossas mãos quando temos o poder de fazê-la?

Material a ser utilizado nesta oficina:
-04 fotocópias para cada aluno, sendo duas delas coloridas e outras duas em preto e branco como descritas a seguir:                                       -02 cópias coloridas referentes a duas páginas do HQ;
                                      -02 cópias em preto e branco, sendo uma do resumo com destaque personagens e a outra com a questão para o registro final dos alunos.
Pedaços de giz e quadro negro

Objetivo específico:

  • Perceber-se como sujeito constituído de “poder” em escolhas éticas;
  • Aprender a justificar suas tomadas de decisões;
  • Criar relação de consequências advindas das escolhas;
  •  Estimular consciência crítica sobre valores éticos;
  • Reconhecer valores morais em situação de tomadas de decisão;
  • Respeitar a individualidade em diferentes visões da sua em relação à do outro;

Condução das atividades em aula:

(Apresentação pessoal com entrega da folha arquivada junto ao e-mail intitulada de: Resumo da HQ e descrição personagens)

(tempo previsto pra introdução abaixo e apresentação do resumo: + ou – 15min.)

Inicialmente levantando superficialmente a questão da ética como tema central de nossos encontros, da extensão e abrangência dela tão próxima a nós, até mesmo nos quadrinhos onde podemos encontrar nos heróis, exemplos de qualidades éticas.
Aqui entraremos numa breve apresentação de qualidades de heróis descritas em conjunto com alunos e com orientação das imagens do Batman e da Mulher-Maravilha. Dividiremos o quadro em duas partes, uma para cada personagem. As principais características a serem levantadas serão escritas no quadro para logo após traçarmos um perfil dos heróis.

Algumas perguntas norteadoras:

Ambos os heróis apresentam características semelhantes? Mas será que todos os heróis carregam os mesmos valores do que é o bom e do que é o bem? Mesmo com traços de heroísmo semelhante, eles agirão sempre de igual maneira? Será que existem somente heróis sempre bonzinhos e certinhos durante o tempo todo, como o Batman? E, nós? Somos todos iguais? Agimos sempre igual? Então os heróis, será que eles podem ser como a gente que, conforme o problema ou a pessoa em questão, acabamos agindo de forma diferente? Vocês acham que o ambiente de criação (e a cultura) influencia na personalidade do herói? (ex: Batman engomadinho, pais mortos a sua frente e Mulher-Maravilha educada com as leis rígidas de seu povo, as amazonas e que cresceu em meio a batalhas). A personalidade do herói é necessariamente cheia de características heroicas?
Bem agora veremos uma história onde temos dois tipos de heróis. Os heróis e outros conhecidos como anti-heróis, personagens heroicos que carregam mesmos traços de heróis (como os registrados no quadro), mas agem um pouco diferente deles.

A partir desta breve introdução contaremos em resumo a história de “O Reino do Amanhã” em seus traços que cruzam com a temática da sensibilização em questão e na qual eles poderão acompanhar na folha de registro que foi entregue inicialmente:
(a folha arquivada junto ao e-mail intitulada de: Registro da Oficina - A ética e os quadrinhos)


O mundo em “O Reino do Amanhã”

Num futuro, os heróis que conhecemos hoje vivem um momento de tensão criado por seus sucessores. Durante uma batalha, um novo herói mata um vilão e a população o absolve pelo fato de ele ter feito um bem para todos na cidade. Superman acredita que este ato não é o correto e sente-se envergonhado perante as pessoas e os heróis. Empolgados, estes novos herois cada vez mais abusam de seus poderes sem pensar muito nas consequências causadas por suas batalhas em nome da paz.
Já cansados, diante deste cenário construído pelos jovens que assumiram a defesa da Terra e, ao verem a animação das pessoas que já estavam fartas de ser alvo de violência da criminalidade, alguns antigos heróis se afastam.
Com a maior parte dos herois contrariados aposentados, é permitido aos novos que ajam a sua maneira, “limpando” a Terra. O problema surge quando essa limpeza heroica passa a atingir não só os criminosos e vilões, mas o ambiente e as pessoas próximas envolvidas durante o combate à criminalidade.  A tensão acontece até entre eles mesmos, pois com diferentes personalidades e motivações, formam-se discussões e brigas para impor-se sobre o outro. A individualidade das opiniões separa o grupo sem uma abertura ao diálogo e reflexão sobre suas escolhas e possíveis consequências. 
Dessa forma, sem diálogo e consciência sobre seus atos (toda ação tem uma reação), Superman cria uma espécie de ‘internato’ onde os heróis da nova geração seriam mantidos e reeducados à necessidade de refletir e planejar suas ações, além de resgatar o valor da vida como a preciosidade maior sobre qualquer escolha. Com o temperamento violento de um agir sem pensar, os novos heróis contrariados com a situação que acham ser um abuso de poder sobre eles, e uma perda de tempo, já que vilões estão à solta e não merecem compaixão alguma, iniciam uma rebelião. Ao fugirem inicia-se uma luta para conter estes enérgicos jovens de visão contrária.
Neste momento, em meio à batalha formada, surge a discussão entre alguns herois como em uma cena que iremos dedicar nossa atenção, onde a A Mulher Maravilha, disposta a se redimir de erros passados, enfrenta um vilão e o mata. Batman defendendo o valor da vida inicia um diálogo com ela para o resgate dos valores e da necessidade de refletir nossos atos e vontades próprias. E, é aqui que se inicia nossa atividade de reflexão junto a eles...
(entrega das páginas do HQ “O Reino do Amanhã”)
(início de um debate orientado)

Heróis com posições diferentes para alcançar a paz. Vocês concordam que a paz é algo bom? Podemos aceitar que a paz seja uma boa motivação para querermos ter pra gente? E para o mundo? Pra gente conseguir o que quer podemos fazer qualquer coisa? E se o que queremos for tudo de bom e não irá fazer mal a ninguém, mas sim um grande bem? Mesmo assim vale tudo? As nossas escolhas são justas sempre quando achamos que somos justos? Mas, vocês acham fácil de reconhecer quando estão sendo justos?

Vamos ver um exemplo com nossos heróis... leitura interpretada por diálogo nosso ou dos alunos caso haja 2 voluntários para o mesmo.

Neste momento será refletida a fotocópia da passagem de confronto ético da mulher maravilha com seus próprios princípios e valores morais das amazonas representando o pensamento dos novos heróis em sacrifícios para um bem maior e, de outro lado Batman tentando resgatar o valor da vida e do bem em toda ação, como força motriz do agir humano durante e até seu fim.

Alunos serão relembrados da descrição dada no início da oficina sobre a origem, características e o dilema no qual veem a Mulher-Maravilha inserida:
Ela é filha da rainha das amazonas. Quando adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz. Após fracassar em sua missão, seu povo a retirou do cargo de princesa da Ilha das Amazonas e desde então ela tenta seu retorno. Procura alcançar a paz nem que seja por meios violentos, para que algum dia possa ser aceita novamente entre seu povo.
Revista à posição dela na história, será constituído em conjunto com os alunos um debate orientado frente à problemática que ela vive de, ou ser como os heróis antigos, boa ao extremo (valorizando todas as vidas, más ou não) para conseguir o bem maior, mesmo que, consiga apenas reprimir, diminuir, mas não eliminar o problema e, sendo assim, nunca garantindo sua posição de volta entre sua família, as amazonas por exemplo. Ou se deve agir eliminando o mal e a desordem de qualquer forma, para conseguir o bem mais duradouro, inibindo vilões e criminosos ao sentirem medo e pensar duas vezes ao agir, além ainda de garantir assim sua reputação em seu mundo.

Questões norteadoras:

Pessoas de atitudes perversas como os vilões, ladrões, assassinos merecem morrer? Eles podem vir a regenerar-se? A violência extrema deve ser usada para conter e assustar o mal? O fim justifica os meios? A vida de todos é valiosa? Qual interesse mais pesa numa decisão normalmente, o próprio, ou o coletivo? É possível atender a ambos? Em que situações cada um deles pode se sobrepor ao outro? Como nessa apresentada? De um modo geral, vocês acham que as pessoas agem pensando no bem comum como o Superman e o Batman, ou no interesse pessoal como a Mulher Maravilha? Por que? Quando eu analiso a ação de uma pessoa como a dela, considerando-a justa ou injusta eu o faço pensando no que é justo para mim ou para a coletividade?   Você acredita que usar nosso poder determina a paz, ou a paz determina como usar o nosso poder?  Como herói, já que posso, devo fazer o que eu quero para alcançar a minha justiça? 
(+ ou – 20 min,)

 Em seguida cada aluno irá responder a questão da folha de registro final com pontos marcantes a eles do debate que representem sua postura e tomada de decisão frente à vivência da situação problematizada colocando-se como personagem da história em argumentação com a própria Mulher-Maravilha em seu dilema defendendo seu posicionamento de forma convincente.


Registro nas perguntas: (+ ou – 10 min.)

Pergunta:
1.      A justiça deve ser feita com nossas mãos quando temos o poder de fazê-la?

Para refletir....

1-       Imagine-se como se você fosse um dos personagens heróicos de “O Reino do Amanhã”, em qual lado você iria lutar? Como os heróis que fazem qualquer coisa para garantir o bem maior (a paz na Terra) eliminando o mal a todo custo inibindo a ação e fazendo com que os vilões pensem duas vezes antes de agir, como a Mulher Maravilha. Ou você prefere ser como alguns dos antigos heróis, como o Batman, que ainda tentam ser “bom ao extremo”. Querendo conseguir alcançar a paz, mesmo que isso demore muito mais tempo e ainda tenham de rever muitos dos seus vilões à solta novamente pelas ruas na esperança que um dia eles se conscientizem da maldade que fazem ao agir contra as leis humanas?

 
2-       E agora, estando diante da cena apresentada por nós e, sendo um dos super-heróis presente naquele momento, de que maneira você interviria na escolha da Mulher-Maravilha? Em outras palavras, como você imagina que ela deva continuar a agir nesta “batalha” para trazer a paz e a ordem novamente à Terra? Deveria ela continuar com sua postura de amazona e até mesmo recuperar seu lugar entre elas, ou não? Para isso, levante argumentos de forma convincente a ponto de influenciá-la em defesa da sua própria posição escolhida acima, seja apoiando a postura de Batman ou dos outros heróis na luta contra os que violam as leis e cometem crimes.


5 minutos ficam reservados para possíveis imprevistos, rss espero que eles dêem conta de qualquer que seja ^>-<^’’ 


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