Dia da Solidariedade - proposta para as turmas de primeiros anos

PLANO DE AÇÃO PARA O DIA DA SOLIDARIEDADE


Objetivo Geral: Promover a reflexão em torno da ideia de solidariedade, a fim de que os alunos tenham subsídios para elaborar o seu plano de intervenção na escola / comunidade.

Etapas de trabalho:
1ª etapa (1h30 de duração) – Construção teórica

1º) Sensibilização e Problematização - Conceituação provisória (30 min)
Objetivo específico: Marcar as diferenças entre solidariedade e caridade
O pibidiano dividirá a turma em 4 grupos, e cada um deles receberá uma situação para análise: Situação 1 -  Solidariedade em meio a uma catástrofe; Situação 2 - Dar cola pode ser um ato solidário?; Situação 3 - Fritando o coco; Situação 4 - O dilema de Madeleine. Cada grupo, para a situação recebida, deverá posicionar-se de duas maneiras: o que seria uma ação caridosa (imediata) e o que seria uma ação solidária (responsável e comprometida) frente ao questionamento proposto?
Ao término da sensibilização, os alunos devem estar aptos a diferenciar (ainda que superficialmente) a solidariedade da caridade. Esta etapa é de fundamental importância, pois dela depende o sucesso do restante do trabalho.

2º) Aprofundamento da reflexão – Investigação filosófica (30 min)
Objetivo específico: Cotejar os resultados do debate com duas correntes filosóficas distintas, visando o aprofundamento da reflexão
Neste momento o pibidiano introduzirá o texto propriamente filosófico (Sartre e Nietzsche), utilizando-se para isso dos resultados obtidos no debate promovido durante a sensibilização.
A apresentação de Sartre e Nietsche poderá dar início a um novo debate. As contribuições dos alunos são muito bem-vindas, contanto que o pibidiano tenha cuidado para que não se perca o foco do trabalho.

3º) Conceituação (30 min)
Objetivo específico: Sintetizar o conhecimento através de produção artística
A primeira etapa de atividades se encerrará com a produção de um cartaz. Para isso, o pibidiano pedirá aos alunos que retornem aos grupos e voltem a tratar dos dilemas com os quais iniciaram o debate. Cada grupo será então convidado a elaborar um cartaz retratando uma possível solução solidária do problema.
Terminados os cartazes, o pibidiano pedirá para cada grupo apresentar rapidamente o dilema, mostrando aos colegas a sua produção.

2ª etapa (30 minutos  de duração) – Elaboração do plano de atividades
Nesta etapa o protagonismo será dos alunos. Caso já tenham propostas de intervenção na escola ou na comunidade, o pibidiano discutirá com eles a viabilidade dos projetos, sugerindo modificações quando necessário. Na hipótese de não terem propostas concretas, a função do pibidiano será a de fomentar um novo debate até que se chegue a um consenso quanto ao projeto que será desenvolvido ao longo do ano. Serão distribuídas cópias (uma para cada 3 alunos) da planilha com o roteiro e o exemplo do plano de ação. Os estudantes deverão eleger a ação solidária e iniciar o planejamento conforme proposto no roteiro do plano de ação. Ao final, serão eleitos dois representantes de turma, que preencherão a ficha do plano de ação (há duas cópias por turma do plano de ação em branco) e ficarão responsáveis pela apresentação da proposta na plenária.

Plenária de apresentação dos projetos (encerramento - 1h  de duração)
Os dois representantes, num tempo de 5 minutos, apresentarão o  plano de ação da turma.


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