Cinco Maneiras de Dizer a Verdade... Ou Não

Plano da Oficina: 

Cinco Maneiras de Dizer a Verdade... Ou Não

Disciplina: Filosofia
Monitores Pibidianos1: Lucas Adriano dos Santos; Ricardo Endrizzi

Nível de Ensino: Médio
Série: A atividade pode ser aplicada em todas as séries do ensino médio, pois ela trata pontualmente de questões que, embora fundamentadas na teoria de Michel Foucault, possibilitam um debate construtivo acerca da ética de maneira acessível.

Problema: Como a comunicação pode ser uma forma de cuidado com o outro? E que tipo de cuidado é esse?
Tema da unidade: Pharresia e ética
Período de execução do plano: uma hora e meia contemplando uma esquete de até dez minutos, ou cinqüenta minutos sem a atividade de elaboração da peça

Objetivo geral: Debater acerca do dilema ético da Pharresia e fazer uma leitura do conceito de comunicação como uma forma de cuidado com o outro

Conteúdos constituidores da aprendizagem:
Comunicação;
Ética;
Criticidade;
Construção da Subjetividade;
Cuidado de si/cuidado com o outro;


Metodologia Esta atividade será aberta por uma dinâmica que é uma variação de um jogo conhecido como telefone sem fio. Nossa intenção é experimentar por meio do exercício como a comunicação pode ser um meio de cuidado com o outro e como uma informação pode ser interpretada de maneiras diferentes. Os alunos deverão ouvir atentamente a descrição que um colega faz de uma figura qualquer {no nosso exercício utilizamos esta, mas ela pode ser alterada} e devem reproduzir em uma folha, através dessas informações, como é a figura que será descrita...




Condução da atividade:
Utilizando uma folha com um conjunto de formas geométricas diversas (ver exemplo abaixo)
escolheremos aleatoriamente um dos alunos da sala e pediremos para que ele descreva essa figura para os demais da forma mais fiel possível, sem utilizar muitos gestos, apenas com descrição verbal, para que os demais reproduzam essa figura em uma folha em branco. Pode ser interessante comunicar a todos que este é um exercício eliminatório, e apenas aqueles que se aproximarem mais fielmente da figura original continuarão nas atividades seguintes, incluindo o aluno escolhido, que deve descrever claramente a figura aos demais. Logicamente que os outros alunos não podem ver esse desenho até que se finalize toda essa etapa e que a ideia de eliminação será utilizada como um recurso para que considerem o assunto de extrema importância.
O aluno deve descrever a figura pausadamente acompanhando o progresso de reprodução dos desenhos pela turma. Caso o aluno escolhido para verbalizar a figura precise de auxílio, os monitores da sala podem contribuir para que o exercício se cumpra dentro do tempo. Após terminada a descrição todos devem formar um círculo e colocar suas folhas com a figura desenhada para cima. Então, o círculo deve se mover até fechar uma volta completa para que todos vejam o resultado das produções. Em seguida todos voltam aos seus lugares e partimos para o próximo momento.
 
Agora utilizaremos um vídeo retratando a repercussão das manifestações de Junho de 2013.{ link do vídeo} Em seguida, abrimos um pequeno debate com as seguintes questões: Como a comunicação pode ser um meio de cuidado com o outro? Que tipo de reflexão precisamos fazer ao receber uma informação como essa da dinâmica? Que tipo de cuidado é esse de que estamos falando? (Podemos falar brevemente sobre cuidado no sentido de cautela/alerta e cuidado no sentido de zelo/acolhimento). Quando vamos escrever ou falar algo em público, qual é o tipo de cuidado que temos com o outro? De que forma esse cuidado nos modifica enquanto pessoas? Somos sinceros ao ter certo tipo de cuidado com o outro? Somos éticos quando falamos abertamente sem medir palavras? Somos éticos quando calculamos palavras antes de falar?

{nota: inserir slides com comentários na condução das atividades}

Materiais necessários:
*uma folha A4 para cada aluno
*lápis ou canetas
*1 cópia da figura geométrica impressa em folha A4


Nenhum comentário:

Postar um comentário