Oficina: Karl Marx


A referência utilizada para estudar Marx nesta oficina foi baseada no livro “Fundamentos da Filosofia” de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, entre as páginas 262 a 265, quando trata diretamente do autor, mas também entre as páginas 142 a 153, em que há uma referência menos direta a Marx, porém, importante. Além, das obras “O Capital” e o “Manifesto do Partido Comunista” mediante uma leitura mais geral.
1º passo (dados introdutórios)
A disposição da sala será em forma de semicírculo para melhor funcionamento do ambiente de modo que a interação entre professor e estudantes seja favorecida.
Nesse momento inicial irei discorrer sobre Marx de modo a delinear um breve percurso histórico do mesmo. Ressaltando que foi importante em sua época em virtude do contexto em que viveu. Porém, é necessário tomar cuidado ao trabalhar sua teoria atualmente, para não cometer diversos erros históricos como é o caso do anacronismo.
Biografia básica: Marx (1818-1883) é alemão, que possui estudos em Direito, História, Sociologia, Filosofia. Tem um filho fora do casamento, que Engels adota.
Objetivo: contextualizar o pensamento Marxiano historicamente e trabalhar seus principais conceitos, mediante um debate com os estudantes.
Conceitos trabalhados na oficina:
Os conceitos abaixo serão escritos no quadro no início da aula, para relacionar com o vídeo, de Chaplin com o intuito de explicar sua teoria. Também será feita uma breve investigação em torno de cinco minutos em relação aos estudantes tendo em vista perceber o que possuem de conhecimento sobre o tema.
  1. Trabalho;
  2. Modo de produção;
  3. Luta de classes;
  4. Ideologia (alienação);
  5. Materialismo histórico (dialético);
Principais Obras:
Irei citar as principais obras do autor e distribuí-las aos estudantes, para que tomem conhecimento delas mediante um rápido contato.
  1. A Ideologia alemã
  2. O capital
  3. Manifesto Comunista
2º passo (texto para debate e passagem do vídeo)
Passarei um trecho do filme “Tempos Modernos” de Chaplin, que possui 5 minutos com a intenção de relacionar toda a questão que envolve o trabalho e o ser humano, excepcionalmente no contexto da Revolução Industrial. Link do vídeo é https://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ.
Para isso lançarei algumas questões visando aguçar a reflexão dos estudantes, após a passagem do vídeo.
  1. Como a sociedade se transforma se comporta? (Luta de classes)
  2. Existem desigualdades no mundo? Por quê? (Marx delega a propriedade privada e a economia o grande mal).
  3. Qual a importância do trabalho?
A partir desse momento passaremos a seguir o texto abaixo para debater a teoria marxiana. O que será feito através da leitura deste por alguns estudantes. Sendo que em cada parágrafo será feito uma breve discussão, variando o tempo de acordo com a importância do mesmo e a receptividade da turma.
Materialismo histórico é algo constituído historicamente, mediante as condições materiais que a sociedade se encontra, o que, por conseguinte, resulta em ideais, dogmas e alienação. Assim, para Marx, as condições materiais da existência determinam a racionalidade do período, e, não o contrário, como afirmava Hegel. Logo, o sujeito só tem sentido em meio às relações sociais, outrora, jamais de maneira isolada.
Por sua vez, a formação dessa identidade individual está estritamente ligada ao modo de produção em voga. No caso, tivemos o escravismo, o feudalismo, o capitalismo, por exemplo. A maneira de trabalho que a sociedade está organizada influencia de maneira significativa, como os sujeitos irão viver. A partir do momento em que o trabalho deixa de ser feito pela necessidade de sobrevivência, e passa ao nível do puro lucro temos a alienação humana. Também temos a mais-valia, caracterizada pelo capital resultante do trabalho gerado do proletário, que depois de o burguês ter pagado as despesas será considerado lucro.
Nesse momento irei ler um fragmento de “O Capital” que elucida bem a mais-valia.
Nesse contexto, a identidade se relaciona, em grande medida, com as condições materiais de trabalho e produção. Pois, com efeito, ao produzir determinado objeto em seu trabalho o indivíduo não confecciona apenas algo material. Mas, sobretudo, sua vida social, política e espiritual está associada aquela ação. E quando, as pessoas são obrigadas a seguir parâmetros impostos por uma ideologia dominante acabam tornando-se apenas coisas. Um exemplo dessa fragmentação do trabalho é o taylorismo, caracterizado pela divisão das tarefas na confecção do produto. No caso, ao invés do artesão fazer a enxada como um todo, ele irá fazer o cabo, outra pessoa a parte de metal, e ainda há uma terceira que monta, sem contar na que irá vender. Tal situação faz com que as pessoas não se sintam parte do seu trabalho, porém, vejam aquilo como estranho a elas.
A única forma de romper com esse quadro caótico seria, para Marx, mediante uma revolução. Em que os proletários tomariam os meios de produção, e se daria início a uma nova forma de organização social denominada socialismo científico. Nesse momento, não mais o capitalismo ditaria as regras, porém, o Estado. O que, se mostrou falho com a Revolução Russa, por exemplo. Devido ao Estado ter se convertido numa nova forma de opressão, sendo modificado apenas o sujeito da exploração.
A dialética é o motor que faz girar a roda histórica da sociedade, para Marx. Assim, temos uma constante oposição entre contrários, sintetizados em opressores e oprimidos. No caso, escravo x senhor, senhor feudal x servo, burguês x operário, por exemplo. Também conhecida como luta de classes.
3º passo (encaminhamentos finais)
A partir da discussão espera-se que os estudantes consigam elaborar um panorama geral sobre a importância da teoria marxiana filosófica e historicamente. Para isso as questões abaixo serão de referência para a prova, o que guiará o posterior estudo dos estudantes. No âmbito que, segundo Marx, a sociedade se move pela luta de classes, a qual envolve dialeticamente a sociedade, por meio dos contrários. Nesse ínterim, as desigualdades emergem pela manipulação das pessoas que detém o poder mediante o controle dos meios de produção, do capital e da ideologia alienante.
Perguntas:

  1. Explique os conceitos de trabalho, luta de classes e modo de produção na teoria marxiana.
  2. Pensar a sociedade que Marx imaginava em seu período de vida no século XIX, com a revolução industrial em destaque, e todo quadro de exploração que dela decorreu é simples de entender. Porém, seria possível a existência hoje, de uma sociedade como a que Marx defendia? Explique.
  3. De que forma o materialismo histórico, ou dialético, explica as transformações sociais?
  4. A partir da teoria marxiana, como entender temas a educação, saúde e cultura?

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