PLANO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM: Ética em relação a finitude
humana
Disciplina: Filosofia
Nível de Ensino: Médio
Problema filosófico: Como vejo a morte em relação ao mundo?
Tema da unidade: Finitude humana em Heidegger.
Período de execução do plano: 1 hora e 30 minutos de oficina.
Objetivo geral:
•provocar reflexões críticas
viabilizando a atividade filosófica acerca da finitude e do ser-para-a-morte
heideggeriano.
•possibilitar um auto
reconhecimento sobre sua própria finitude e aceitação ante a conclusão de
projeto existencial evidenciado pela morte.
Metodologia:
A oficina iniciará às 08:15, em
uma sala previamente disposta em círculo, após uma breve acolhida e apresentação do grupo, no qual cada um se apresentará de
forma breve, socializando uma palavra que lhe remeta a ideia da temática
proposta pela olimpíada de filosofia. Neste momento inicial será enfatizado o
tema geral da olímpiada: “O cuidado com o
outro: que diferença isso faz
para nossas existências? ” E suas implicações acerca do tema
proposto pelo tema da oficina buscando problematizações e solução das mesmas.
Para
iniciar nossa temática interna, os estudantes serão convidados a analisar alguns
desenhos que contenham por temática a finitude humana e o medo da morte. Neste
primeiro momento de sensibilização eles serão convidados a perceber atentamente
as imagens como processo inicial de chegar a conclusões pertinentes ao
andamento do encontro.
As
imagens terão como temática a presença de ícones relacionados à morte bem como
a dificuldade humana em aceita-la como um processo natural, trazendo à tona a
postura heideggeriana de finitude, do ser-para-a-morte. Neste momento haverão
questões norteadoras, reivindicando uma maior atenção dos estudantes às imagens
mostradas como por exemplo: O que estas imagens mostram? O que elas possuem em
comum? A definição de morte apresentada pelas imagens remete à ideia de morte
que vocês possuem?
Após a
apresentação das imagens e uma breve discussão do que se trata, por volta das
08:45, serão apresentados cinco slides com algumas ideias de Heidegger em
linhas gerais, promovendo assim o necessário para a construção de uma linha
filosófica por parte dos alunos, criando um paralelo com o que foi discutido,
sendo guiados assim, em meio às ideias de finitude humana, ser-para-a-morte e o
desejo humano de perpetuar-se através de atos e ações.
Por
volta das 09:10, será apresentada a música do cantor e compositor Raul Seixas –
“Canto para a minha morte”, abrindo em seguida um diálogo em que a principal
questão será: De que forma eu vejo a morte?
Assim
como as várias formas de ver a morte, apresentadas pelas imagens, será proposto
aos estudantes o questionamento de que forma eles percebem a morte, qual a
relação das imagens com a música apresentada e, utilizando de simbolismos e
ideias figurativas cada um deverá refletir acerca do tema e criar em grupo, uma
produção teatral. Essa produção contará com o auxílio de um breve relato de
representantes da turma 201 da escola São Caetano participantes da ação
solidária promovida pela escola em parceria com o PIBID de filosofia da UCS. A
idealização de uma encenação curta que se aplique à problemática investigada,
deverá pensar uma apresentação de, no máximo 6 minutos, elaborando uma
representação coerente de suas reflexões, embasando-se na ideia de finitude
heideggeriana. Essa apresentação deverá ser elaborada e ensaiada até as 9:45 e
após o intervalo, deverá ser apresentada ao grande grupo.
(09:45 até 10:15 – Intervalo)
10:14
até 11: 30 - Apresentações teatrais.
11: 30
- fechamento e abertura de um espaço ao compartilhamento de experiências para
algum eventual comentário pessoal sobre o envolvimento das peças na temática
central.
11: 45
- entrega das lembranças de participação e encerramento das atividades.
Materiais a ser utilizados:
∙ Computador ou notebook.
. Projetor.
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