Plano de oficina - Gincana sobre o cuidado de si

PIBID/UCS - FILOSOFIA

Bolsistas:CECÍLIA CAVALHEIRO, MÁRCIA LUÍSA ANDREOLLA E PATRÍCIA DEISE SANTOS

PLANO DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM

Nível de ensino: Médio
Tema: Cuidado de si
Período de execução: 50 min.
Objetivos:
-Oportunizar momentos que facilitem o pensar e o pensar sobre o pensar.
-Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal, o entorno sócio-político, histórico e cultural.
-Estimular a atitude de respeito a si próprio, respeito mútuo e o senso de liberdade e responsabilidade na sociedade em que se vive considerando a escola como parte da vida.
Objetivo específico: Escavar conceitos filosóficos muito importantes como o cuidado de si, que, de certa forma, foi aos poucos esquecido ou secundarizado, dando-se primazia ao “conhece-te a ti mesmo”, sobre a prática de si, e o domínio de si, para assim poder refletir.
Material: Cola, caixa, espelho, envelopes grandes, fita adesiva, lápis de cor, papel colorido, papel amarelo ou dourado para encapar caixa do tesouro, pirulito
Desenvolvimento:
A turma será dividida em quatro grupos, cada uma com uma referência de cor e cada uma com seu representante (líder). Será explicado que para que cada equipe possa ter acesso as pistas, precisarão desenvolverem algumas tarefas e somente assim, terão acesso as mesmas. As equipes ficarão de posse dos envelopes tarefas até o final da oficina e deverão então devolver junto com as fitas de TNT. Cada equipe receberá um envelope “tarefa”, onde constarão os registros das mesmas (o mesmo terá as cores das equipes). Serão distribuídas pistas em locais diferentes para que os grupos não se cruzem. ( Duração 10 minutos).
1º Etapa - A primeira caça as pistas será na própria sala de aula onde os alunos se encontram. Para isso, os mesmos receberão uma folha com os dizeres: MONTE O QUEBRA CABEÇA (em anexo) , COLE EM UMA FOLHA E APÓS COLOCAR EM SEU ENVELOPE TAREFA (Cada grupo terá uma cor). Terminada a tarefa, será entregue a primeira pista com a próxima tarefa da caça ao tesouro: Nas pistas inicias os alunos serão impulsionados a pensar: “VÁ ATÉ O TEMPLO DO SABER (E OU EM FRENTE A ELE) EM BUSCA DE MAIS UMA TAREFA PARA ENCONTRAR O TESOURO PERDIDO... (Duração 5 minutos)
2º Etapa- Chegando na biblioteca, os grupos deverão fazer a seguinte tarefa que será entregue em um envelope, com os seguintes dizeres: “OS LIVROS SÃO OS ALIMENTOS DA ALMA” ...ENTÃO, COMO VOCÊ “AMA LEITURA” (POIS ESTA TEM O PODER DE DESENVOLVER PENSAMENTOS, AMPLIAR VOCABULÁRIOS, E NOS TORNAR SERES PENSANTES E NÃO DOMINADOS PELA MÍDIA) PROCURE NOS LIVROS DE FILOSOFIA QUE ESTÃO EM CIMA DAS MESAS, TRECHOS DE TEXTOS FILOSÓFICOS, E ENTÃO, RESPONDA AO CAÇA PALAVRAS! ( em anexo). Feita a tarefa, e anexada a folha tarefa, será entregue um envelope com a próxima dica: “SE FAMINTO TIVERES, ACHARÁS O VOSSO ALENTO...” REFLITA QUAL O LOCAL EM QUE ESTARÁ A DICA E SIGA PARA MAIS UMA ATIVIDADE DE CAÇA AO TESOURO. (Duração 5 minutos).
3º Etapa- Chegando no refeitório, mais uma tarefa será entregue: E VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO: E MEU ESTÔMAGO, ENTRA AONDE NESSA HISTÓRIA? BASEADO EM FATOS REAIS, DESENHE (NA FOLHA DADA PELO OFICINEIRO), TRÊS ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA VIDA SAUDÁVEL...Feita a tarefa, ganharão mais uma pista: VÁ EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE VOCÊ DEVERÁ ATENDER AO CHAMADO DA NATUREZA SOLICITADO PELO SEU CORPO ” ( um representante de cada equipe se dirige ao banheiro de acordo com o sexo escolhido, acham a pista e fazem a tarefa na área coberta).( Duração 5 minutos)
4º Etapa- No banheiro terá a seguinte tarefa: “MENTE SÃ, CORPO SÃO”, Leia a dica (em anexo) abaixo e escolha um representante da sua equipe para fazer uma mímica para o oficineiro em destaque de um cuidado que devemos ter com o corpo ou com a mente e após, escreva qual foi a mímica feita em sua folha tarefa e coloque-a no envelope tarefa. O líder deverá falar a resposta e após, escrever a mesma na folha e colocar no envelope tarefa para após ganhar mais uma pista de local: SE POR ESSE CORREDOR SEGUIRES CAMINHANDO, BITS E BYTES ENCONTRAREIS. MAS ATENÇÃO, SE POUCO ANTES PARARTES ONDE AS PAREDES TEM COR DE OURO, AI ACHAREIS O VOSSO TESOURO… (Duração 5 minutos).
5º Etapa- Na sala amarela constará uma caixa com um espelho e a seguinte frase: “CONHECE-TE A TI MESMO, TORNA-TE CONSCIENTE DE TUA IGNORÂNCIA E TE TORNARÁ SÁBIO”. ( SÓCRATES). O grupo que encontrar a caixa primeiro, também encontrará um pacotes de pirulitos com mensagens filosóficas e com uma grande mensagem que dirá: A prática do cuidado de si não constitui “um exercício da solidão, mas sim uma verdadeira prática social” (Foucault), pois aprendendo a cuidar de si próprio, aprendemos a conviver em sociedade e a viver harmoniosamente. Agora, entregue um pirulito para cada colega que está na sala e para aqueles que irão chegar e iremos refletir sobre o objetivo de nossa caça ao tesouro...( Duração: 10 minutos)
Após, faremos um bate papo e conversaremos sobre o que eles acham de si mesmos, se cuidam de si próprios, seus sonhos, medos, crenças, futuro, sociedade etc e será lido o pensamento de Epicuro abaixo.( Duração 10 minutos)
Quando se é jovem, não se pode evitar de filosofar e, quando se é velho, não se deve cansar de filosofar. Nunca é muito cedo ou muito tarde para cuidar de sua alma. Aquele que diz que não é ainda, ou que não é mais tempo de filosofar, parece àquele que diz que não é ainda, ou não é mais tempo de atingir a felicidade. Deve-se, então, filosofar quando se é jovem e quando se é velho, no segundo caso (...) para rejuvenescer ao contato do bem, pelas lembranças dos dias passados, e no primeiro caso (...) afim de ser, ainda que jovem, tão firme quanto um velho diante do futuro. (P. 85) EPICURO
6º Etapa- Em seguida, será entregue uma folha com a questão problema da oficina, onde os alunos deverão dissertar brevemente sobre as aprendizagens realizadas: O CUIDAR DE SI CONTRIBUI PARA UM BOM CONVÍVIO EM SOCIEDADE? ( Duração: Se houver tempo).
O grupos deverão entregar os envelopes aos oficineiros e as fitas de tnt no final da oficina.
Anexo 1-
Ou
Anexo 2-
http://www.upf.br/ppgedu/images/stories/defesa-dissertacao-betania-vicensi-bolsoni.PDF
Foucault afirma que, ter cuidados consigo mesmo “é um princípio válido para todos, todo o tempo e durante toda a vida” (1985, p. 53). O cuidar de si durante toda a vida caracteriza-se como um princípio de formação do sujeito, a saber, durante a juventude, para preparar-se para a vida e, na velhice, para rejuvenescer:
essa atividade de ter cuidados com a própria alma deve ser praticada em todos os momentos da vida, quando se é jovem e quando se é velho. Entretanto, com duas funções diferentes: quando se é jovem trata-se de preparar-se para a vida, armar-se, equipar-se para a existência; e no caso da velhice, filosofar é rejuvenescer, isto é, voltar no tempo ou, pelo menos, desprender-se dele, e isso graças a uma atividade de memorização que, para os epicuristas, é a rememoração dos momentos passados (2010, p. 80-81).
Após a leitura, procure no caça palavras as palavras em negrito no texto:
(em anexo no e-mail).
Anexo 3-
Mente sã, Corpo são
    Este provérbio latino “mens sana in corpo sano” é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, presume-se entre 509 a.C. – 27 a.C.
      A expressão “mente sã corpo são” simboliza mente saudável e corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental.  Este provérbio pretende chamar a atenção para a união e complementaridade existente (ou que deve existir) entre o corpo e a mente.
   E para termos uma mente saudável e um corpo saudável temos de fazer exercício físico, descansar, ter uma boa alimentação, higiene física e oral, entre muitas outras coisas, que devemos realizar diariamente.
    O segredo para obter os melhores resultados está em cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo!

Um comentário: