A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E
A CONSTITUIÇÃO ÉTICA DO SUJEITO;
POSSIBILIDADES E
CONTRIBUIÇÕES AO PIBID[1]
Tenisa Zanoto Boeira[2]
tenisa.boeira@gmail.com
Esse estudo
pretende analisar, sob o ponto de vista empírico, as possíveis contribuições
que as Oficinas ministradas pelos alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia,
vinculados ao PIBID da Universidade de Caxias do Sul realizadas na Escola
Estadual de Ensino Médio São Caetano, trazem à formação e atuação ética dos
estudantes e também refletir sobre como o ensino de Filosofia atual pode ser um
agente de transformação social.
O subprojeto desenvolvido na escola baseou-se no tema A formação filosófica e a constituição ética
do sujeito. Tema esse que aborda a relação do ensino de filosofia e
a sua devida influência e contribuição para a formação de sujeitos éticos,
nesse caso, o discente. Dentro desse contexto, pretende-se explorar a questão
do ensino de Filosofia, refletindo sobre as suas atuais condições, trazendo
além do aporte científico sobre o tema, a realidade existente na prática de
sala de aula.
A prática docente do ensino de
Filosofia tomou novos rumos a partir da promulgação da Lei 11.684/08, que
atinge o ensino de nível médio. A partir dessa legislação a Filosofia
consolidou-se como disciplina obrigatória. Passada quase meia década ainda
encontramos dificuldades para o efetivo exercício da disciplina de forma adequada, seja na escolha de materiais
didáticos apropriados, sejam pela escolha dos conteúdos/temas/habilidades e
competências a serem desenvolvidos assim como pela formação desse profissional
e que o mesmo realmente tenha a formação em Filosofia.
A Ética, não é apenas um dos temas da filosofia, mas base
e princípio de toda a educação, logo, o ensinamento dos princípios éticos não
garante uma atitude moralmente correta por parte do discente.
Dentro
dessa perspectiva, o Projeto do PIBID Filosofia desenvolvido na Escola São
Caetano tem como tema “A formação filosófica e a
constituição ética do sujeito", que procura analisar como se dá a
aprendizagem moral a partir do estudo da Ética no ambiente escolar, tomou-se
por orientação a organização de Oficinas de Ética que integram um processo de estudos sobre a filosofia e seu ensino, de maneira
lúdica, interacional, através de situações problemas que permitam analisar de
forma crítica, julgar, atribuir valores e emitir juízos fundamentados
filosoficamente.
Foram organizadas ao longo do ano letivo de 2014 nove
Oficinas, efetivadas tanto na escola contemplando todo o ensino médio, como
através da participação das Olimpíadas da Filosofia Etapa Regional, com uma
média de 40 alunos e finalizando com a participação de 16 alunos nas Olimpíadas
da Filosofia Etapa Estadual, sediada na cidade de Osório-RS.
As Oficinas coordenadas pelo grupo do PIBID Filosofia
foram desenvolvidas durante o horário escolar, sempre com o objetivo maior que
incentivar o debate, a troca de ideias, a livre manifestação dos estudantes
acerca dos problemas apresentados. No contexto das oficinas adotou-se
preferencialmente o que propõe Silvio Gallo, que prioriza a aproximação aos
temas filosóficos de forma simples, partindo do cotidiano, sensibilizando o
discente, para que depois se possa problematizar, investigar e, por fim, conceituar
os temas propostos.
Cláudia
Beneti (2006) aponta que alguns estudos sobre o Ensino de Filosofia apontam que
muitos alunos descrevem as aulas como chatas, monótonas e não veem qualquer
necessidade da disciplina, indicam também a Filosofia como irrelevantes e
justificam que a disciplina não traz qualquer resposta, pois tudo fica em
“dúvida o tempo todo”. É difícil a compreensão que dentro do espaço da aula de
Filosofia o mais importante é a indagação, pois diferentemente ocorre em outras
áreas, como na Matemática, nas Ciências Exatas ou inclusive nas Linguagens,
pois nesse aspecto, cotidianamente esses “conteúdos” são apresentados como
verdades absolutas e é difícil fazer o discente perceber que a Ciência possui
uma validade temporária e não uma verdade inquestionável.
Um
modelo de aprendizagem através de pesquisa, questionamento, debates está em
construção. Existem iniciativas dentro da Secretaria da Educação do Estado do
Rio Grande do Sul que incentivam essa prática, até mesmo essas iniciativas
através de normas e leis, porém ainda não foram consolidadas totalmente dentro
do ambiente escolar.
Por
sua vez, as Oficinas do PIBID contribuem de maneira significativa quando
oportuniza muito mais o questionamento do que apresenta o texto do filósofo
para a simples leitura. Há sim, essa leitura, mas de forma mais breve,
contextualizada dentro de uma problemática que implica o debate, a emissão de
um juízo e a justificativa. Inicialmente as justificativas dos discentes eram:
“porque sim”, “porque eu acho que assim é melhor”, “porque assim está certo”.
Então, gradativamente, os bolsistas trouxeram aportes teóricos que explicitavam
as justificativas. Introduzindo o nome do filósofo e seu pensamento, as
justificativas começaram a ficar mais elaboradas.
Palavras-chave: Ética, Ensino de Filosofia, PIBID.
Referências:
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BENETTI,
Cláudia Cislane. Filosofia e ensino,
singularidade e diferença entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
CARBONARA,
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Campinas: Alínea, 2009.
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para a experiência filosófica. Atta Mídia e Educação. São Paulo, 2007.
Paulus, 1 DVD, 45min. col., português. DVD.
SANGALLI,
Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei; KUIAWA, Evaldo Antonio. Considerações sobre a aprendizagem da Ética a partir de uma leitura
hermenêutica da phronesis
aristotélica. In: NOVAES, José Luís Corrêa. AZEVEDO,
Marco Antônio Oliveira de. A filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto
Alegre: Sulina, 2010.
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