A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E A CONSTITUIÇÃO ÉTICA DO SUJEITO

A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E A CONSTITUIÇÃO ÉTICA DO SUJEITO;
POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES AO PIBID[1]

Tenisa Zanoto Boeira[2]
Sub-projeto: A formação filosófica e a constituição ética do sujeito
Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano
tenisa.boeira@gmail.com



             Esse estudo pretende analisar, sob o ponto de vista empírico, as possíveis contribuições que as Oficinas ministradas pelos alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia, vinculados ao PIBID da Universidade de Caxias do Sul realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano, trazem à formação e atuação ética dos estudantes e também refletir sobre como o ensino de Filosofia atual pode ser um agente de transformação social.
            O subprojeto desenvolvido na escola baseou-se no tema A formação filosófica e a constituição ética do sujeito. Tema esse que aborda a relação do ensino de filosofia e a sua devida influência e contribuição para a formação de sujeitos éticos, nesse caso, o discente. Dentro desse contexto, pretende-se explorar a questão do ensino de Filosofia, refletindo sobre as suas atuais condições, trazendo além do aporte científico sobre o tema, a realidade existente na prática de sala de aula.
            A prática docente do ensino de Filosofia tomou novos rumos a partir da promulgação da Lei 11.684/08, que atinge o ensino de nível médio. A partir dessa legislação a Filosofia consolidou-se como disciplina obrigatória. Passada quase meia década ainda encontramos dificuldades para o efetivo exercício da disciplina de forma adequada, seja na escolha de materiais didáticos apropriados, sejam pela escolha dos conteúdos/temas/habilidades e competências a serem desenvolvidos assim como pela formação desse profissional e que o mesmo realmente tenha a formação em Filosofia.
            A Ética, não é apenas um dos temas da filosofia, mas base e princípio de toda a educação, logo, o ensinamento dos princípios éticos não garante uma atitude moralmente correta por parte do discente.
Dentro dessa perspectiva, o Projeto do PIBID Filosofia desenvolvido na Escola São Caetano tem como tema “A formação filosófica e a constituição ética do sujeito", que procura analisar como se dá a aprendizagem moral a partir do estudo da Ética no ambiente escolar, tomou-se por orientação a organização de Oficinas de Ética que integram um processo de estudos sobre a filosofia e seu ensino, de maneira lúdica, interacional, através de situações problemas que permitam analisar de forma crítica, julgar, atribuir valores e emitir juízos fundamentados filosoficamente.
Foram organizadas ao longo do ano letivo de 2014 nove Oficinas, efetivadas tanto na escola contemplando todo o ensino médio, como através da participação das Olimpíadas da Filosofia Etapa Regional, com uma média de 40 alunos e finalizando com a participação de 16 alunos nas Olimpíadas da Filosofia Etapa Estadual, sediada na cidade de Osório-RS.
            As Oficinas coordenadas pelo grupo do PIBID Filosofia foram desenvolvidas durante o horário escolar, sempre com o objetivo maior que incentivar o debate, a troca de ideias, a livre manifestação dos estudantes acerca dos problemas apresentados. No contexto das oficinas adotou-se preferencialmente o que propõe Silvio Gallo, que prioriza a aproximação aos temas filosóficos de forma simples, partindo do cotidiano, sensibilizando o discente, para que depois se possa problematizar, investigar e, por fim, conceituar os temas propostos.
            Cláudia Beneti (2006) aponta que alguns estudos sobre o Ensino de Filosofia apontam que muitos alunos descrevem as aulas como chatas, monótonas e não veem qualquer necessidade da disciplina, indicam também a Filosofia como irrelevantes e justificam que a disciplina não traz qualquer resposta, pois tudo fica em “dúvida o tempo todo”. É difícil a compreensão que dentro do espaço da aula de Filosofia o mais importante é a indagação, pois diferentemente ocorre em outras áreas, como na Matemática, nas Ciências Exatas ou inclusive nas Linguagens, pois nesse aspecto, cotidianamente esses “conteúdos” são apresentados como verdades absolutas e é difícil fazer o discente perceber que a Ciência possui uma validade temporária e não uma verdade inquestionável.
            Um modelo de aprendizagem através de pesquisa, questionamento, debates está em construção. Existem iniciativas dentro da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul que incentivam essa prática, até mesmo essas iniciativas através de normas e leis, porém ainda não foram consolidadas totalmente dentro do ambiente escolar.
            Por sua vez, as Oficinas do PIBID contribuem de maneira significativa quando oportuniza muito mais o questionamento do que apresenta o texto do filósofo para a simples leitura. Há sim, essa leitura, mas de forma mais breve, contextualizada dentro de uma problemática que implica o debate, a emissão de um juízo e a justificativa. Inicialmente as justificativas dos discentes eram: “porque sim”, “porque eu acho que assim é melhor”, “porque assim está certo”. Então, gradativamente, os bolsistas trouxeram aportes teóricos que explicitavam as justificativas. Introduzindo o nome do filósofo e seu pensamento, as justificativas começaram a ficar mais elaboradas.

Palavras-chave: Ética, Ensino de Filosofia, PIBID.

Referências:

ADAS, Sérgio. Proposta de trabalho e ensino de Filosofia: especificidades das habilidades; eixos temáticos-históricos e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2012.

BENETTI, Cláudia Cislane. Filosofia e ensino, singularidade e diferença entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

CARBONARA, Vanderlei e KUIAVA, Evaldo Antonio. Sobre Docência, Diálogo e a Formação Ética: perspectivas de uma educação filosófica. In: CEPPAS, Filipe; RAMOS, Paula; SARDI, Sérgio. (Org.). Ensino de Filosofia, Formação e Emancipação. Campinas: Alínea, 2009.  

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. V.2 - Elementos didáticos para a experiência filosófica. Atta Mídia e Educação. São Paulo, 2007. Paulus, 1 DVD, 45min. col., português. DVD.

SANGALLI, Idalgo José; CARBONARA, Vanderlei; KUIAWA, Evaldo Antonio. Considerações sobre a aprendizagem da Ética a partir de uma leitura hermenêutica da phronesis aristotélica. In: NOVAES, José Luís Corrêa. AZEVEDO, Marco Antônio Oliveira de. A filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Porto Alegre: Sulina, 2010.  




[1] Estudo desenvolvido sob orientação do prof. Dr. Vanderlei Carbonara.
[2] Professora de Filosofia e Sociologia Escola Estadual São Caetano, Licenciada em Filosofia, Pós-graduada em Educação – Supervisão Escolar, Mestre em Letras Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul.

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