segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

X Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

Dando prosseguimento a etapa regional da X Olimpíada de Filosofia sediada pela UCS e sendo este ano realizada no dia 29 de setembro, realizou-se no dia 27 e 28 de outubro de 2017 na PUC-RS em Porto Alegre, a X Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. Evento sediado pela Escola de Humanidades da PUC-RS e em parceria com a Faculdade de Educação da UFRGS.  Com o tema, Se nossos passos vêm de longe, o que sabemos de nossos ancestrais? a etapa deste ano inovou ao propor aos seus participantes a reflexão não apenas da filosofia em seu caráter singular. A reflexão acerca do ser e demais questões relacionadas a compreensão do conhecimento da verdade, da moral, da ética e estética asseguradas sob pilares epistemológicos e teóricos, deram espaço para a compreensão do homem a partir de sua própria ótica histórica. O homem, por ele mesmo.

Acho que ao elencar os aspectos que mais nos chamaram a atenção durante o evento, poderia dizer que o fato ao qual mais nos tenha surpreendido foi a questão da faixa etária de público ao qual esteve presente. Nós como integrantes do Pibid-UCS (Filosofia), tendo como referência o desenvolvimento de oficinas de viés filosófico voltados a adolescentes de ensino médio, podemos dizer que ficamos admirados com a grande presença de público de alunos do ensino fundamental das escolas públicas e particulares de Porto Alegre e região. Acreditamos que tal fato deve-se pela realização do trabalho interdisciplinar de alguns educadores, ao qual buscam dentro de disciplinas isoladas o incentivo ao pensamento reflexivo, assim como, a abordagem de questões voltadas a construção da moral, da ética e do senso crítico nos alunos.
Outro ponto interessante ao qual podemos dar destaque, se dá pela proposta pela busca da integração dos alunos durante toda a olimpíada. Foi realizado durante os dois dias de evento, uma espécie de lanche comunitário, ao qual os alunos poderiam deixar acima de mesas postas a frente da Escola de Humanidades, e caso sentissem-se confortáveis, seus lanches para compartilhar com os demais.
Neste ano, tivemos como companhia desta jornada filosófica, a presença de duas alunas da escola São Caetano. Daniele Buffon e Ellen de Lima foram as alunas que juntamente aos integrantes do PIBID prestigiaram o evento. Cito agora o depoimento da aluna Ellen:

"Participar da olimpíada é sempre uma surpresa pra mim. Crio diversas expectativas e a olimpíada não só as corresponde como as supera em todos os aspectos. Não diferente, este ano também ocorreu desta forma. A olimpíada superou minhas expectativas quando conheci pessoas com curiosidade e desejo tamanhos ao ponto de disporem-se a aprender com o outro e quando procurei compreender junto com o outro o nosso passado e o que sabemos, ou ao menos cogitamos saber, a respeito dele. Superou minhas expectativas quando aprendi a aprender ouvindo e observando, e quando vi toda a preparação e o cuidado que o pessoal do PIBID e da organização da olimpíada tiveram para proporcionar aos estudantes as atividades que fizeram da sexta e do sábado dois dias de intenso pensar.
A olimpíada superou minhas expectativas quando fui ao encontro de pensares filosóficos que diferem do meu e quando toda e qualquer palavra ou conjunto delas não conseguiu aqui expressar o imenso prazer e gratidão que senti em ter vivenciado dois dias tão instigantes. Sobretudo, a olimpíada superou minhas expectativas quando, mesmo após ter findado, prossigo a pensar em tudo de incrível que aconteceu!"

Assim como a aluna Ellen, podemos dizer que nos sentimos igualmente satisfeitos com o evento, tanto como participantes, como também quanto ministrantes. Podemos dizer que a 10º edição nos surpreendeu em vários aspectos. Seja em sua proposta e temática de evento, como também, o público e as suas oficinas. Acreditamos que a possibilidade de ministrar em um evento como esse seja sempre de grande importância para nossa formação como educadores.
Parabenizamos a Escola de Humanidades da PUC-RS e a Faculdade de Educação da UFRGS pelo ótimo evento, assim como agradecemos pela oportunidade e a confiança depositada nos integrantes do PIBID-UCS, ao tornarem possível ser realizado aquele maravilhoso trabalho.



Demais interessados pelo evento, noticias e fotos. Acessem os links: 



https://www.ufrgs.br/olimpiadasdefilosofia/#page-top



Nenhum comentário:

Postar um comentário