domingo, 5 de novembro de 2017

X Olimpíada de Filosofia (PUCRS)

Nos dias 27 e 28 de outubro de 2017, nosso grupo esteve em Porto Alegre, mais precisamente na PUC, participando da X etapa das olimpíadas de filosofia do Rio Grande do Sul, que teve como título "Se nossos passos vêm de longe, o que sabemos de nossas heranças ancestrais?".
 Na manhã do primeiro dia participamos de uma atividade de debate, acerca da importância da filosofia e das olimpíadas. Na primeira hora da tarde, ocorreu uma abertura com o público geral reunido em uma sala, um processo de sensibilização guiado por dois artistas, um músico, e um palhaço. Após essa primeira parte, aqueles que tinham se inscrito para ministrar oficinas foram se dirigindo para suas salas, enquanto os alunos participantes, e os "oficineiros" do próximo dia, selecionavam quais as oficinas os interessava para participar.
 Participei da oficina cujo título "Árvore da vida". Estavam comigo, 4 crianças, 3 adolescentes e duas "oficineiras" que iriam aplicar a oficina. Nesta oficina ocorreram atividades de sensibilização e trocas de experiências alguns exemplos como música, desenho, criação de personagens, dança e conversas. Pude aprender métodos novos de sensibilização, e conhecer muita gente diferente de mim.
 No segundo dia pela manhã foram realizadas as oficinas restantes, e lá estava eu, agora como "oficineiro". Minha oficina tinha como título "O passado nos pertence? E o futuro vai acontecer?" 




 A quem tiver interesse sobre o conteúdo e a metodologia da oficina, é só acessar o link: http://filescola.blogspot.com.br/p/o-passado-nos-pertence-e-o-futuro-vai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário