quinta-feira, 18 de junho de 2015

Colocando a solidariedade em prática - Turma 101


Colocando a solidariedade em prática
Projeto acompanhado por Andrew Moura*

Nós do PIBID de Filosofia tínhamos vários objetivos para a nossa manhã do dia 16 de maio junto aos alunos da Escola São Caetano. Propusemo-nos a construir com eles a compreensão sobre as diferenças entre os conceitos de caridade e solidariedade e, a partir daí, eles poderiam chegar a suas próprias conclusões sobre se alguma ação especifica é solidária ou não. Para compreender o que é  a solidariedade propôs-se recorrer a alguns referenciais conceituais da filosofia. Para nos valemos de um breve texto que tinha como função aproximar a filosofia e os jovens e, assim, dar um apoio para às discussões que seguiriam. Os pensadores Jean-Paul Sartre e Friedrich Nietzsche nos emprestaram algumas de suas ideias e assim para o referencial conceitual, apesar das particularidades entre esses dois autores. O primeiro baseava sua filosofia na ideia de liberdade, responsabilidade e coletivismo (três conceitos ligados diretamente com nossa questão). Assim, dizia que cada um é responsável por toda humanidade, já que cada ação que fazemos ou que deixamos de fazer é responsabilidade nossa e de mais ninguém. Já em Nietzsche evidencia-se mais a ideia de indivíduo e sua vontade de potência e, com o autor, pensa-se a a superação de si mesmo como objetivo final. Ao mesmo tempo que deveria haver foco no indivíduo e este deveria criar suas próprias normas e leis, é preciso reconhecer o outro também como indivíduo e, assim, não impor-lhe valores como se fossem universais.
                A partir introdução conceitual que propusemos foram criados grupos e distribuídos dilemas éticos para cada um e os desafiamos a elaborarem soluções solidárias para esses dilemas. Muitas discussões começaram nos grupos sobre diversos assuntos, desde aspectos do referencial conceitual (Sartre e Nietzsche),passando ao debate sobre o que é solidariedade até o atendimento da proposta de avaliar possíveis soluções que eles encontravam e identificá-las como solidárias ou caridosas. Enquanto isso nós circulávamos entre os grupos e propondo-lhes novas questões para “botar lenha na fogueira”. Os grupos foram gradativamente chegando as suas próprias conclusões, cada uma diferente das outras. Quando tinham as soluções solidárias e caridosas definidas, pedimos que passassem para a elaboração de cartazes, juntamente com o título do dilema e um desenho do mesmo. As produções da Turma 101 ficaram muito criativas e demonstraram a diferença que estávamos propondo para eles.
                Para finalizar, a Turma 101 (na qual fiquei como “Padrinho”) precisava pensar em um Projeto Solidário, ou seja, iniciativas da turma em conjunto com PIBID para colocar em prática aquilo que foi aprendido e discutido durante a manhã toda. A Turma 101 escolheu trabalhar com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pois acreditam que será uma experiência válida para os alunos da associação e também para a turma. Essa foi uma escolha espontânea da turma e terá a supervisão do PIBID ao longo do Projeto.
                Como não queremos que esse projeto comece e termine apenas em um sábado de manhã e acreditamos na ideia que solidariedade necessita de continuidade, já fizemos contato com a APAE e nossa primeira atividade do Projeto Solidário está encaminhada. No dia 07/08 haverá um intervalo especial na APAE em comemoração aos alunos aniversariantes e, é claro, a Turma 101 e o PIBID estarão lá para participar desse dia e fazer uma confraternização com todos envolvidos. Será o primeiro passo em direção a uma relação solidária entre a APAE, o PIBID de Filosofia e a Turma 101 do colégio São Caetano. Todas as notícias relacionadas ao Projeto Solidário poderão ser conferidas aqui mesmo no Blog nos próximos meses.


* Bolsista do projeto PIBID/UCS - Filosofia em atuação e produção conjunta com estudantes voluntários da turma 101 da Escola São Caetano

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