sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um dia filosófico vivido na UCS: Etapa regional da VI Olimpíada de Filosofia do RS (06/09)

É com muita alegria que compartilho com os amigos do "Filescola" um breve relato da linda manhã filosófica que vivenciamos hoje (06/09) aqui na Universidade de Caxias do Sul (UCS): a etapa regional da VI Olimpíada de Filosofia do RS.
Para quem conhece Caxias do Sul não é difícil suspeitar que o amanhecer possa ter sido em meio à neblina e ao frio, clima comum nesta época do ano (há poucos dias tivemos até o amanhecer com neve, episódio retratado aqui no Blog). Pois hoje, creio que por influência da felicidade estampada nos rostos jovens, tivemos um lindo dia de sol, com temperatura muito agradável. E ainda mais linda era a vivacidade trazida por cada um dos 83 estudantes que participaram da Olimpíada. É claro que alguns chegaram ainda com resquício do sono incompleto (nem sempre é fácil estar a pleno ritmo às 8h da manhã). A cada minuto de encontro e de reflexão os ânimos só aumentaram.
Chegou um momento que, frente aos questionamentos filosóficos, alguns já sinalizavam que a cabeça parecia que iria explodir de tanto pensar. Mas a cada desafio o envolvimento só aumentava. 
A cada um dos jovens estudantes que aqui esteve presente, nosso muito obrigado pela oportunidade de filosofarmos juntos.










As escolas representadas:
  • Escola Estadual Província de Mendoza, de Caxias do Sul, com 33 estudantes sob a coordenação da Profa. Laina Brambatti.
  • Escola Mutirão Assemarcos, de São Marcos, com 15 estudantes sob a coordenação da Profa. Rosana Rossatto.
  • Escola Mutirão Objetivo, de Caxias do Sul, com 35 jovens também sob a coordenação da Profa. Rosana Rossatto.

E a equipe de estudantes do Curso de Filosofia da UCS que coordenou as oficinas: Natalie da Cruz, Bernardet Pegoraro, Paulo Lopes, Cristiano Cislaghi, Rafaela Tomedi, Janete Zucolotto, Cláudio Dierings, Matheus Zaro e Marcelo Cesco (este último já graduado, agora aluno do Mestrado em Filosofia).
Também fomos prestigiados pelas presenças dos professores de filosofia Angela Zanatta e Aquilino Dalla Santa.
E, aguarde, em breve mais relatos e fotos do evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário