Apresentação do PIBID Filosofia da UCS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Filosofia no ENEM: Questões utilizadas no ENEM como objeto de estudo para aulas de Filosofia

Olá professores. 
O ENEM - Exame Nacional do Estudantes do Ensino Médio - além de avaliar o desempenho dos estudantes e das instituições de ensino, vem se mostrando um indicador curricular. À medida que a sistemática de avaliação do ENEM passa a ser também um importante meio de acesso para o Ensino Superior, não se pode deixar de considerá-lo no planejamento docente. E cabe ainda um destaque: como critério de acesso ao Ensino Superior com bolsas do PROUNI, o ENEM deve merecer ainda mais atenção nas escolas públicas.
Por outro lado fica a preocupação de que esta política possa restringir o trabalho docente a uma "preparação para o ENEM". Isso seria péssimo. Tão ruim quanto conduzir um trabalho de três anos no Ensino Médio para dois ou três dias de provas numa seleção de vestibular, seria dar esse mesmo direcionamento em função do ENEM.
Observado esse limite, é possível planejar as aulas de Filosofia com inteligência e qualidade de modo a oportunizar primeiramente uma boa formação filosófica e, por conseguinte, boa preparação para o ENEM e todas as outras formas de avaliação.
Vale lembrar ainda que uma boa formação filosófica, que observe o domínio da Lógica, desenvolva a competência hermenêutica de interpretar textos e a capacidade argumentativa, valerá para muito mais do que apenas para as questões de conteúdo filosófico. Muitas questões de ciências da natureza e matemática poderão ser respondidas por estudantes que tenham bom domínio de Lógica. Da mesma forma as competências de interpretação e argumentação poderão contribuir em diversas áreas, incluindo a redação. 
Com isso faço um convite a que se observem as provas do ENEM e se faça uso delas como instrumento de ensino nas aulas de Filosofia.
Para acessar a prova do ENEM de 2012 veja o link: http://www.infoenem.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Enem_2012_dia1_BRANCO.pdf (prova do primeiro dia, as questões de 1 a 45 referem-se às Ciências Humanas e suas Tecnologias - ver gabarito do Caderno de Prova Branco). Gabarito disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2012-confira-o-gabarito-do-primeiro-dia-de-provas 
No Portal Dia a Dia Educação, da Sec. de Educação do PR, há um link que seleciona as questões de Filosofia das provas do ENEM de 2009, 2010 e 2011, com seus respectivos gabaritos: http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=187 

Nenhum comentário:

Postar um comentário